Construir um cocho de qualidade para o gado requer cuidado e atenção para atender às necessidades dos animais de forma eficiente e segura. Você sabe quais são os fatores essenciais para se garantir que seu cocho seja um potencializador dos seus lucros?
Vamos te responder agora!
Tamanho adequado: O tamanho do cocho deve ser dimensionado de acordo com o número de animais que serão alimentados ao mesmo tempo. É muito importante que haja espaço suficiente para todos os animais comerem confortavelmente, evitando superlotação. Além disso, não devemos negligenciar a segurança animal, por isso, evite cantos afiados, peças soltas ou pregos expostos que possam representar riscos para os animais.
Material durável e seguro: O material utilizado na construção deve ser resistente às condições climáticas e ao uso constante pelos animais. Ou seja, uma boa pedida é usar madeira tratada, metal galvanizado ou plástico reforçado para poder aumentar a durabilidade e evitar desperdícios na sua fazenda. E mais: se o cocho estiver localizado ao ar livre, considere a instalação de um telhado ou abrigo para proteger a ração e os animais das condições climáticas adversas.
Projeto à prova de desperdício: O cocho deve estar posicionado a uma altura que permita que os animais alcancem facilmente a comida, mas não tão baixo a ponto de permitir que eles destruam a ração pisoteando.E não podemos nos esquecer de que o cocho deve ser projetado para minimizar o desperdício de ração. Isso pode ser feito com bordas elevadas ou divisórias que evitam que os animais derrubem a comida.
Fácil limpeza: Projete o cocho de forma que ele possa ser facilmente limpo e higienizado. Isso é fundamental para a saúde dos animais e para evitar a contaminação da ração. Sem contar com mais um cuidado fundamental: a drenagem! Certifique-se de que o cocho tenha uma boa drenagem para evitar o acúmulo de água, o que pode levar à deterioração da ração e criar condições insalubres.
Localização estratégica: Posicione o cocho em um local de fácil acesso para a entrega de ração, bem como para monitorar os animais enquanto se alimentam.Pode ser uma boa pedida também se preocupar com divisórias e espaçamento. Se você está alimentando diferentes grupos de animais, considere a instalação de divisórias para separá-los e evitar disputas durante a alimentação.
E como o Controle de Gado te ajuda nisso tudo?
Ao implementar um software de gestão de gado, você pode melhorar a eficiência da administração do cocho, reduzir erros humanos, otimizar a alimentação e, é, claro, com tudo isso, promover um manejo mais eficaz e saudável do gado. São diversas vantagens, com um bom monitoramento do consumo, ajudando a rastrear o consumo de ração por cada animal ou grupo de animais. Isso permite que você identifique rapidamente qualquer alteração no padrão de alimentação, o que pode ser um indicativo de problemas de saúde ou comportamentais.
Além disso, o CG te ajuda a manter um registro do estoque de ração, alertando quando o estoque estiver baixo e precisar ser reabastecido, o que evita interrupções na alimentação dos animais, potencializando lucros contínuos. Sem contar com a integração dos dados como histórico de saúde e desempenho dos animais, planejamento nutricional e análise de custos.
Com o CG, você tem todas as ferramentas para ir muito mais longe!
Ficou alguma dúvida? Fale com um dos nossos colaboradores!