7 passos para uma criação de gado de corte mais lucrativa

Esta semana trazemos para você uma ferramenta prática e fácil para fazer um diagnóstico da sua fazenda. Você sabe como potencializar os lucros do seu negócio? Vamos te dar o caminho em 7 passos! 

1- Defina a raça que mais atenda às suas expectativas e que esteja adequada à região da propriedade;

Algumas raças são especializadas na produção de carne, enquanto outras são conhecidas por sua produção leiteira. O importante é definir as características que são prioritárias para atingir seus objetivos, sem esquecer das condições específicas da sua propriedade. Escolha uma raça que se adapte bem ao clima local, evitando gastos desnecessários. Além disso, algumas raças possuem maior tamanho e peso, enquanto outras são conhecidas por sua precocidade e habilidade de reprodução. O importante é ver o que mais se adapta ao seu sistema de produção. Por fim, um bom passo é verificar a resistência da raça a doenças comuns na sua região para reduzir os riscos sanitários na sua fazenda.

2- Invista em melhoramento genético do rebanho;

Investir em melhoramento genético do rebanho é uma estratégia importante para aumentar a produtividade, a qualidade e a rentabilidade de uma fazenda de gado. O primeiro passo é saber os objetivos do melhoramento genético desejado. Pode ser que você queira o aumento da produção de leite ou carne, a melhoria da eficiência alimentar, uma maior resistência a doenças ou qualquer outra característica específica relevante para o seu sistemaprodutivo. E mais: é muito importante selecionar e adquirir reprodutores de alta qualidade considerando a genética, o pedigree, o desempenho passado e as características físicas dos animais. Mantenha registros detalhados sobre cada animal do rebanho, incluindo informações sobre sua genealogia, desempenho, características produtivas e reprodutivas. Para isso, inclusive, nada melhor do que ter tudo reunido, organizado e acessível, como com o Controle de Gado! Por isso, a tecnologia está a seu favor, com técnicas como a inseminação artificial (IA) e a transferência de embriões (TE), já abordadas aqui no nosso blog. Confira aqui:  (https://blog.controledegado.com.br/index.php/2023/05/07/o-que-voce-nao-sabia-sobre-trasnferecia-de-embrioes-em-bovinos/ )

3- Entenda sobre as fases de criação do bovino – cria, recria, engorda;

Na fase de cria, a seleção de matrizes e o manejo nutricional, além do acompanhamento do parto e cuidados com os bezerros são essenciais. Já na recria, a nutrição continua um item central, mas inclui-se também um maior manejo sanitário e monitoramento do ganho de peso, fora a vacinação e controle de doenças. Por fim, na engorda, o planejamento e controle de qualidade da alimentação passa a ser a principal preocupação do produtor, aliado ao manejo de lotes, agrupando os animais de acordo com necessidades nutricionais e características semelhantes e monitorando o desempenho de cada um deles. 

4- Cuidado com o manejo nutricional;

Neste tópico, tudo começa muito antes da administração da alimentação ao seu rebanho. Lá atrás, na gestão de recursos, é muito importante a avaliação das necessidades nutricionais dos seus animais, para fornecer alimentação de qualidade que atenda às necessidades nutricionais. O balanceamento da dieta deve considerar análise de amostras de alimentos e a formulação de rações específicas, além de um acesso constante à água.

5- Cuide para que as instalações sejam adequadas;

Ambientes sujos, úmidos e superlotados podem favorecer a disseminação de patógenos e parasitas, o que significa perda e desperdício de recursos. Instalações projetadas corretamente com áreas de quarentena, sistemas de drenagem adequados e segregação de animais por grupos diminuem o risco de doenças, o que torna a biossegurança eficaz, além de que, quando bem planejadas e projetadas facilitam o manejo adequado do rebanho. Sem mencionar os corredores e currais de contenção funcionais, que tornam mais fácil e seguro o manejo de rotina, como a separação de animais, a aplicação de vacinas, a pesagem, a identificação e a reprodução. Isso aumenta a eficiência das operações diárias e reduz o tempo e o esforço necessários para realizar as tarefas de manejo. Ou seja, um ambiente adequado reduz o estresse, previne lesões e doenças, afetando diretamente o bem-estar, a saúde e o desempenho do seu rebanho.

6- Faça um planejamento da gestão administrativa;

O planejamento é um aspecto fundamental da gestão da fazenda, porque é só a partir dele que você tem uma visão integral e clara do seu negócio, para tomar decisões mais assertivas. Tudo começa com estabelecer objetivos, definir metas e estratégias para alcançá-las e identificar oportunidades de melhoria. Isso evita desperdícios e garante que os recursos sejam utilizados da melhor forma possível, maximizando a eficiência e reduzindo os custos operacionais. E mais: planejando, você pode prever antecipadamente os possíveis desafios e riscos que a fazenda pode enfrentar, sejam eles relacionados ao mercado, clima, doenças ou flutuações de preços. Com essa visão antecipada, tudo fica mais fácil, e você pode desenvolver estratégias de mitigação de riscos, estando preparado para lidar com os desafios de forma mais eficaz.

7- Utilize o software de gestão pecuária mais completo do mercado: CONTROLE DE GADO!

Uma ferramenta tecnológica desenvolvida especificamente para auxiliar os produtores rurais na administração eficiente do seu rebanho bovino, nosso software oferece recursos e funcionalidades que facilitam (e muito!) todo o gerenciamento de informações e o monitoramento de diversas atividades relacionadas à criação e ao cuidado do gado. Tudo de maneira simples, organizada e clara.

Uma das principais vantagens do software de gestão é a capacidade de centralizar e organizar dados importantes sobre os animais, tais como registros de nascimento, identificação individual, histórico de saúde, peso, vacinações, reprodução, entre outros. Ao invés de se perder em papéis e planilhas no escritório, o CG te permite ter acesso rápido e fácil a informações cruciais do rebanho, do seu estoque e do manejo, seja reprodutivo e nutricional. O tempo de papeladas e perda de dados também acabou porque, com o CG conectado à internet, você tem tudo seguro e armazenado na nuvem, de qualquer lugar, a qualquer hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *