Gado de corte: conheça as raças mais populares e rentáveis

Você conhece as principais raças de corte do nosso país? O Brasil tem um território continental e, por isso, é de extrema importância conhecer e saber qual a melhor raça para o clima da sua região e o sistema da sua propriedade. 

Por exemplo, enquanto o sistema de engorda em confinamento é menos dependente da espécie animal, em um sistema de engorda a pasto, especificamente a raça zebuína tem um ótimo desempenho. Esses animais se adaptam às temperaturas e umidade mais elevadas das épocas chuvosas, além de serem mais resistentes a parasitas. Por outro lado, é sempre importante a análise de retorno econômico, já que essa raça tem um período de engorda maior. 

Já no caso da raça taurina, a engorda é mais rápida, mas esse rebanho é mais vulnerável ao estresse de temperatura e ao parasitismo, correndo o risco de aumentar o custo.

Por isso, para evitar gastos desnecessários, é importante se planejar, prever os custos e fazer metas de lucros. Para te acompanhar em cada um desses passos, conte com o software Controle de Gado! 

Com o CG, você pode monitorar suas entradas e saídas do estoque, controlando seus gastos, você também tem o acompanhamento completo da saúde dos seus animais, porque seu veterinário tem acesso gratuito a todos os recursos, sem contar que o software cria relatórios e gráficos, facilitando sua gestão de dados para a tomada de decisões na sua fazenda! Tudo em um só lugar, com organização e clareza, e com backup seguro na nuvem. 

Agora que já entendemos como as diferentes raças podem influenciar no seu negócio, vamos conhecer cada uma delas. 

Nelore – sua origem é indiana, sendo a raça mais predominante no Brasil por possuir ótima adaptação climática, principalmente nas regiões mais quentes. Suas matrizes têm uma boa fertilidade e habilidade materna, o que incrementa seu potencial para rebanhos de corte e para cruzamentos, sendo animais com perfil de alta produtividade, além de possuírem carne com baixo teor de gordura e de marmoreio.

Angus – originária da Europa, ainda assim é uma raça com boa adaptação ao clima brasileiro, além de fertilidade e precocidade satisfatórias. Sua carne é conhecida pela qualidade, com bom teor de marmoreio e uma cobertura de gordura espessa e uniforme, o que confere maciez e sabor à carne. 

Brahman –  raça estadunidense, resulta do cruzamento de várias raças zebuínas. Também possui boa adaptação ao clima brasileiro, resistente ao ataque de insetos. É uma raça bem produtiva em relação à carne. Do ponto de vista reprodutivo, apresenta bom desempenho e facilidade de parto, sendo que suas fêmeas são bastantes utilizadas em programas de inseminação artificial.

Brangus –  animais esultantes do cruzamento de Angus e Brahman, que reúnem as qualidades das duas raças!  São de boa habilidade materna, precocidade sexual e excelente acabamento de carcaça e teor de marmoreio da carne. além do mais, são bastante utilizados em confinamentos pelo seu elevado ganho de peso. 

Senepol esta raça decorre de um cruzamento de uma raça africana e britânica, o que resultou em ótima conversão alimentar, conferindo crescimento rápido e ciclo de engorda curto. Bezerros com maior peso ao desmame. São adaptáveis a qualquer dieta e tolerantes ao calor e umidade, sem contar a boa resistência aos parasitas.

Hereford – com origem inglesa, boa capacidade de engorda e de acabamento de carcaça com bom marmoreio e deposição de gordura. São mochos e bastante dóceis no campo, com elevada fertilidade, longevidade e eficiência alimentar. 

E você? Seu rebanho é de qual raça? Você já usa um software de gestão? Conte para a gente! 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *