Você sabe acompanhar o desenvolvimento do seu bezerro?

No último post, vimos que o desenvolvimento do bezerro nunca pode deixar de ser monitorado, desde o momento do pré-parto, no pasto-maternidade. E, depois do nascimento, fraqueza, “bicheira” ou diarreia, por exemplo, são intercorrências que exigem rápida intervenção, já que são mais graves nessa faixa etária do que nos animais adultos e não há tempo a perder.

Como eu devo identificar se meu bezerro não está normal?

Os animais dão sinais de que algo não está bem, por exemplo, vacas e bezerros que mugem com insistência, bezerros afastados da mãe e com uma condição corporal baixa ou pouca agilidade são indícios de algum problema. Porém, sem o devido monitoramento, essas condições não poderão ser diagnosticadas, e portanto, não serão tratadas, ameaçando sua criação.

Como as mudanças de pastos impactam os bezerros?

O ideal é que as vacas e os bezerros fiquem no mesmo local desde o pré-parto, para maior familiaridade e melhor aproveitamento desses momentos iniciais de desenvolvimento. Contudo, caso o transporte seja inevitável, alguns cuidados são necessários:

  • Primeiramente o bezerro já deve ter uma boa agilidade e resistência para que consiga ser transportado, o que ocorre com uma a duas semanas de vida. 
  • Se, por um acaso, ele tiver que ser transportado antes desse período, deve-se assegurar que a vaca e o bezerro se conheçam antes para evitar abandono. 
  • Caso o transporte não seja apenas da vaca e seu filhote, mas de um lote inteiro de animais, é imprescindível que, durante todo o percurso, os dois estejam em contato.
  • Por fim, quando os animais forem soltos,  devemos nos certificar que a mãe e a cria estejam juntas.

A partir de então, o desenvolvimento ocorrerão longo das semanas, com a nutrição correta e manejo cuidadoso.

Como o Controle de Gado te auxilia também nessa etapa?

Com o CG, você pode acompanhar o desenvolvimento dos seus animais desde muito antes do nascimento na secção de diagnósticos de reprodução. Assim, a cada procedimento, movimentação ou ajuste realizado, você poderá acompanhar tudo pelo software.

O sistema continuamente alimentado fornece relatórios completos sobre os seus animais, além de assinalar os cuidados reprodutivos necessários, facilitando sua organização e deixando sua admnistração masi eficiente e segura.

E você? Como é o manejo reprodutivo na sua fazenda?

Ficou alguma dúvida? Fale com um dos nossos atendentes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *