Distúrbios metabólicos: o que causa a acidose ruminal no bovino de corte?

É fato: a fazenda de grande escala, especialmente no sistema intensivo, sempre busca pelo aumento contínuo de sua produtividade. No caso do gado, sobretudo o leiteiro, isso pode significar o aumento do aporte nutricional e alimentar dos animais, e, portanto, o maior consumo de matéria seca. 

No entanto, vale a pena lembrar que a saúde nutricional do gado é essencial para o equilíbrio do metabolismo bovino, sem o qual o rebanho fica suscetível a várias alterações. Uma delas é a acidose ruminal. 

Acidose ruminal é um distúrbio metabólico ocasionado pela mudança abrupta no pH ruminal. Ela ocorre devido a uma rápida fermentação de carboidratos altamente fermentáveis,que, por sua vez, é causada pela ingestão demasiada de grãos e outros carboidratos não fibrosos. Acidose ruminal não escolhe idade nem sexo do animal, podendo causar grande prejuízo aos criadores.  

Mas, afinal, qual é o aporte seguro de alimentos que você pode fornecer aos seus animais?

A quantidade oferecida para causar esse problema vai depender do tipo de grão, contato prévio do animal com esse alimento, estado nutricional e tipo de microflora ruminal do bovino.O ideal da formulação de dietas é não ultrapassar 40% de grãos da matéria seca total.

Como você pode identificar se os seus animais estão com acidose ruminal?

Quando isso ocorre os sinais mais comuns são:

– Perda de apetite 

– Depressão 

– Pouca ruminação 

– Alteração na consistência das fezes 

– Laminite 

Como você pode prevenir seus animais ? 

A principal prevenção dessa doença é o controle da dieta, evitando mudanças bruscas de alimentos fibrosos para alimentos altamente fermentáveis. Deve-se conter uma quantidade de fibra suficiente para estimular a mastigação, para que se tenha uma maior produção de saliva. Essa saliva, então, tem uma ação muito forte no rúmen, e por isso, evita a flutuação de PH.

Como o Controle de Gado pode me auxiliar a evitar possíveis perdas no meu rebanho?

Com o Controle de Gado, é possível acompanhar o ganho de peso de cada animal ou de um lote de animal, o que permite um bom monitoramento da evolução do seu rebanho.

Além disso, também é possível registrar o manejo nutricional individual ou em lote com o tipo de alimentação e quantidade que está sendo oferecida, podendo ainda selecionar para qual destino é aquele animal.

Ficou alguma dúvida em relação à acidose ruminal?

Gostaria de saber mais sobre como o CG pode te ajudar? Fale com um dos nossos atendentes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *