Estação de Monta em Bovinos de Corte

Em grande parte do Brasil temos um verão chuvoso e um inverno seco, sendo assim o período mais adequado para uma estação de monta pode variar entre outubro e março e ainda nessa época ocorre o maior índice de chuvas, luminosidade e calor o que são fatores essenciais para a qualidade e crescimento de pastagens de qualidade.

    Sendo assim os nascimentos decorrentes desta estação de monta ocorrem de julho a dezembro com maior concentração entre agosto e outubro e nessa mesma época temos menos incidência de chuvas o que é ideal para o parto e os cuidados com a cria como nascimento, corte e cura do umbigo e a ingestão do colostro e do aleitamento.

    Outro ponto importante é a duração pois deve durar cerca de três meses o que pode ser ampliada dependendo da condição de cada propriedade, mas vale lembrar que quanto mais próximo dos 90 dias ela durar os benefícios serão maiores. Uma boa gestão da propriedade é fundamental para poder proporcionar as condições adequadas as matrizes e assim ter uma boa nutrição e um melhor resultado na estação de monta.  

Vantagens de utilizar estação de monta em sua propriedade

  Utilizando a estação de monta a taxa de prenhez é maior os reprodutores tem um descanso. Os cuidados necessários para o pós-parto com os bezerros são facilitados como a pratica de vacinação, vermifugação, desmama, marcação, recria, castração e a engorda, facilita um planejamento para a comercialização com uma formação de lote mais homogênea. O melhoramento genético também ocorre devido a facilidade de identificar problemas reprodutivos e defeitos adquiridos ao longo dos anos.    

   Podemos citar algumas vantagens de utilizar a estação de monta:

  1. A estação de monta sendo no mesmo período de uma boa oferta de pastagens não terá a necessidade de fazer a reserva de pastagem ou fazer um trato especial;
  2. Como o nascimento ocorre no período seco a criação de bezerros saudáveis e facilitada;
  3. Já a lactação ocorrendo em época de boa condição de pastagem, as matrizes terão uma condição corporal e nutricional adequada para a produção de leite e os bezerros serão desmamados com elevados pesos corporais e no período de seca podendo polpar as vacas nesse período crítico;
  4. Também podemos ver um favorecimento na retomada do ciclo reprodutivo pós-parto devido a boa condição corporal e nutrição das matrizes.

Inseminação Artificial (IA) Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF)

   A inseminação artificial (IA) com observação do cio e a inseminação artificial em tempo fixo (IATF) podem ser utilizadas na estação de monta.

Como o cg pode me ajudar a implementar a estação de monta na minha propriedade?

    Com o cg é possível vocês fazerem o cadastro da data da ocorrência da estação de monta e sendo assim acompanhar quais são as vacas que tiveram sucesso na cobertura e quando o cadastro for feito o programa irá gerar ocorrências para que vocês possam acompanhar quais animais vão ter sucesso e quando feito o exame pelo médico veterinário cadastrar também no sistema e já saber quantos animais irão nascer e sendo assim fazer e ter um melhor planejamento para a propriedade.                                                                                                                       

   O programa também vai estar avisando via ocorrências a data prevista para o parto facilitando assim    o planejamento para segui com o animal para uma área de pré-parto o que com a estação de monta irá ser facilitado já que todos os animais com sucesso na estação de monta vão estar sendo direcionados na mesma época facilitando assim o gerenciamento da propriedade.

Referencia:

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/161736/1/Estacao-de-monta-em-rebanhos.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *