Produção de Gado de Corte Vale a Pena?

Essa é uma pergunta que muitas vezes recebemos através das nossas redes sociais. Pessoas que querem iniciar um novo negócio e apostar as suas economias na produção de gado bovinos. Mas será que realmente vale a pena?

Pensando nisso, nós do Controle de Gado resolvermos falar um pouco mais sobre como iniciar a sua produção de gado bovinos de corte. Será que vale a pena? A resposta para essa pergunta seria outra pergunta: você está disposto a colocar a mão na massa?

Como começar a produzir Gado e porque vale a pena?

Essa é uma pergunta que vale muito a pena responder. Investir na produção de gado bovinos é uma ótima oportunidade de retorno para os seus investimentos, pois a produção de gado hoje no Brasil é um produto muito valorizado nas exportações, de modo a obter lucros consideráveis em relação as outras produções como: o cultivo de grãos.

A existência de programas governamentais brasileiros na estimulação da agropecuária é um fator que ajudará no seu investimento de produção que inicia do zero. Com o intuito de fomentar a economia do país, diversos sistemas de financiamento permitem que o produtor possa empreender no ramo.

Por onde começar?

Tudo tem um começo, meio e fim. E na produção de gado não será nada diferente. Por isso, comece por um planejamento.

Faça um planejamento

Antes mesmo de iniciarmos as dicas de produção, planeje. Isso mesmo. Sem planejamento não tem produção. O planejamento vai lhe dar as informações necessárias para que você possa estruturar a sua produção a partir da visão estratégica, mercadológica, técnica, operacional e financeira. Ou seja, tudo que você precisa para iniciar o seu negócio. Planejamento é colocar no papel e depois partir para ação com metas e objetivos traçados. Um investidor sabe que a alocação do seu recurso financeiro depende de um bom retorno e para isso se faz necessário minimizar os ricos. O planejamento é capaz de guiar os caminhos para serem seguidos em vários cenários. É nesse momento que definimos o início de tudo.

Escolha a raça animal para sua produção

Em primeiro lugar, defina a raça que deseja criar. No Brasil, cerca de 80% da criação são de bovinos de corte zebuínos. Há uma grande aceitabilidade deste animal, pois o mesmo adapta muito bem ao nosso clima tropical e de forte resistência a doenças.

A baixo, vamos citar as principais raças de gado de corte criadas no Brasil:

Nelore: raça zebuína e com a maior produção em território nacional.

Tabapuã: é a única raça de zebuínos desenvolvido no Brasil, se tornando cada vez mais comum nas produções brasileiras.

Brahman: também é uma raça zebuína a qual possui excelente conversão alimentar. As fêmeas possuem um curto prazo de gestação entre um intervalo de parto e outro.

Guzerá: animais de boa qualidade tanto para produção de gado de corte como para produção de leite.

Muito mais que escolher a raça para sua produção, busque um especialista na área da saúde animal para avaliar as condições do rebanho que vai investir. Uma boa produção depende dos seus reprodutores e matrizes.

Encontre a propriedade ideal para a sua produção

O que seria uma propriedade ideal? Seria a propriedade onde há uma estrutura física e adequada para recepção da produção de gado bovinos para corte. Busque uma propriedade que tenha uma boa qualidade de terra e para isso será necessário realizar uma análise do solo antes de fechar negócio, se possível. Porque? Assim você consegue obter os resultados sobre quais os nutrientes mais ricos e pobres do local, de modo a manter uma suplementação balanceada aos animais. Busque por uma propriedade que tenha acesso a sinal de internet, redes móveis, energia elétrica e água. Evite propriedades que tenham muito acesso a veículos, pois o excesso de barulho causa estresse animal.

Mão de obra na produção

Talvez você não tenha a experiência na produção de gado, mas mesmo assim gostaria de investir. Então saiba que será importante contar com o auxílio de uma mão de obra qualidade na sua produção para lidar com o manejo do gado. Procure por pessoas que tenham experiencia na criação de gados bovinos de cortes e não busque economizar na sua contratação, pois uma redução na mão de obra, pode custar todo o seu investimento. Buscar por referências é um ótimo caminho.

Bem-estar animal

Agora que eu tenho a terra, o animal e mão de obra já posso ficar tranquilo? Infelizmente, não. O mercado consumidor de carnes está ficando cada vez mais exigentes na qualidade da carne e para isso, você terá que se preocupar com o bem estar da sua produção. Por isso, cuide para que o ambiente não tenha barulhos e que os animais não sofram maus tratos, pois os cuidados trazem recompensas na hora de vender.

Escolha o manejo ideal para o seu tipo de produção

Qual o seu tipo de perfil para o investimento em produção de gado? Você prefere manter uma produção livre como a pecuária extensiva ou uma produção em confinamento? Qual seria a melhor? Não existe a melhor, mas existe a produção a qual você melhor adapta de acordo com o seu investimento. Cada produção tem as suas particularidades. Mas a questão é decidir sobre a sua preferência na produção de animal.

No primeiro tipo de produção (extensivo), o gado é criado de forma solta no pasto, onde o animal se alimenta na maior parte do dia do capim.

Já a produção em confinamento, o animal recebe uma alimentação mais balanceada, permitindo um maior controle na engorda de cada animal.


Escolha um software de gestão

Nós do Controle de Gado não cansamos de bater nessa mesma tecla. Fazenda sem gestão é fazenda sem lucros. Simples assim! Tudo que não é quantificado é perdido. O mercado mudou e o produtor precisa acompanhar o desenvolvimento no seu setor. Para isso, se faz necessário ter um ótimo sistema de gestão para poder acompanhar os números da sua produção. Queremos que você passe o maior tempo no campo e não desperdice o seu tempo atrás dos computadores. Para isso, veja as nossas dicas para escolher um software de gestão de qualidade no mercado:

  • Software de gestão que tenha os dados armazenados nas nuvens
  • Acesso a aplicativo e website
  • Resumo das atividades diárias em painel de controle (dashboard)
  • Relatórios de atividades
  • Controle financeiro
  • Controle de manejo
  • Suporte ao cliente

Após o software de sua escolha atender todos esses requisitos, realize um teste em sua produção de forma gratuita para poder avaliar o sistema de acordo com as suas necessidades.

E qual a sal decisão?

Achou que iniciar uma produção de gado de corte seria mais simples e que bastava somente colocar dinheiro, não é mesmo? Infelizmente essa não é a realidade. Produção de gado exige muita mão de obra e dedicação por parte dos produtores. Não existe uma receita de bolo garantida para o sucesso, mas existem caminhos a serem percorridos. O que irá indicar se o seu negócio está sendo lucrativo ou não é a sua gestão e o seu planejamento. O Brasil é um dos principais produtores mundiais de carne bovina, de modo que a produção de carne bovina aumente para os próximos anos. Portanto, se você deseja iniciar a sua produção de gado de corte, esse é o momento certo.

1 comentário em “Produção de Gado de Corte Vale a Pena?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *