Os 7 Erros

Na era moderna, o avanço da tecnologia no campo tem causado transformações no modo de trabalhar, principalmente na produção de gados bovinos. A utilização de máquinas e sistemas de computadores passaram a fazer parte na realização das atividades diárias. Muitos pecuaristas já sabem da necessidade de realizar as mudanças na operação para que possam continuar a frente no mercado em relação aos concorrentes. Com esse objetivo, o resultado é a redução dos custos e o aumento dos lucros. Pensando nestas transformações no campo, vamos abordar neste post os 7 erros mais comuns que ainda ocorrem no controle de gados bovinos com a utilização de softwares de gestão.

Uma Volta pelo Contexto Passado

Realizando uma volta pelo passado histórico da pecuária, podemos notar que muita coisa mudou no modo de gerir a produção. No passado, o único ativo de grande valor era manter os gados na fazenda como forma de estoque, e vendê-los após a valorização da arroba. Mesmo que o animal apresentasse baixo desempenho durante o período de engorda, este ainda era mantido para aguardar o “momento certo” para ser vendido. Enquanto o “momento certo” não acontecia, os custos com os animais aumentam com o decorrer do período.

Com o passar dos anos e com a chegada da tecnologia no campo, muita coisa mudou relacionado a este antigo modo de gestão na produção. A eficiência no processo de produção passou a ser considerado um fator predominante e determinante nos resultados finais. Passou a ter a necessidade de manter uma gestão eficiente para que os resultados tornassem cada vez mais positivos, através do: produzir mais com menos custos.

O que mudou hoje?

Hoje muita coisa mudou com o avanço da tecnologia e principalmente com a chegada da internet no meio rural. Os processos de gestão de produção atualizaram-se, de modo a utilizar no dia a dia softwares de monitoramento em celulares, tablets e computadores. No manejo, tivemos várias adaptações que passaram a beneficiar o bem estar animal, como: diminuição dos barulhos próximos aos animais, alimentação adequada, acesso a água limpa, pisos antiderrapantes nos currais, entre outras melhorias. Ter resultados eficientes é realizar uma gestão de qualidade. Para isso, temos que dar atenção aos números e a qualidade dos processos de manejo.

Os 7 Erros mais Comuns na Produção: Softwares de Gestão

Mesmo com o processo de mudanças dentro do cenário de produção de gados bovinos citados acima, alguns erros ainda continuam frequentes no modo de gerir o negócio. E é sobre isso que vamos abordar agora trazendo os 7 erros mais comuns na produção que resultam em tomadas de decisões incertas. São eles:

1 – Ter Dados e não Ter Informações

Mesmo com aprimoração dos meios de recolhimento de dados que passou de papel e caneta para softwares, ainda é muito comum não ter informações relacionado a gestão. O simples fato de recolher os dados, não garante a obtenção de resultados positivos. Dados e informações precisam andar lado a lado na gestão. Para isso, precisamos alinhar a visão da gestão com os funcionários através: propósitos, metas e objetivos.

  • Propósito: pode ser definido como a intenção do seu projeto. Antes de se tornar uma produção de gados, temos que ter um projeto em mente. O projeto é o alicerce do seu negócio. É nesta fase que colocamos o nosso empreendimento a ser realizado no papel. Neste momento é crucial traçarmos o nosso proposito de negócio, pois é este que vai nos orientar diante as metas e objetivos.
  • Metas: pode ser definido como marcos quantitativos com duração determinada para o desenvolvimento do projeto. Ou seja, as metas nos dão base através de números para avaliarmos se estamos conseguindo alcançar os objetivos do projeto.
  • Objetivos: pode ser definido como o fim que deseja atingir no projeto. São os objetivos que vão nortear todos que trabalham na produção de modo a conduzir o seu trabalho no dia a dia.

Após a reformulação e alinhamento do propósito, metas e objetivos com a equipe de trabalho, os dados recolhidos passarão a ter informações necessárias para as tomada de decisões.

2 – Segurança dos Dados

Após termos traçados o propósito, metas e objetivos, precisamos nos atentar em relação a segurança dos dados. Hoje em dia o papel e caneta vem sendo deixado de lado por muito pecuaristas que passaram a utilizar a tecnologia no campo. Portanto, mesmo com essa mudança, a segurança dos dados coletados ainda é um fator negligenciado no momento de escolher um software de gestão. Para evitarmos a perda de dados, precisamos certificar o processo de armazenamento dos dados no momento de realizar a contratação de um serviço de software:

  • Backup: é a cópia de segurança dos seus dados que podem ficar armazenados em: celulares, tablets, computadores, aplicativos e servidores. Ao contratar um software de gestão, pergunte primeiramente aonde os dados permanecerão armazenados. Dê preferencia para os softwares que armazenam os dados em servidores, ou popularmente conhecido como nuvens. Caso o seu dispositivo de acesso apresente uma pane, os seus dados vão estar seguros.

Dica: o software Controle de Gado mantém os dados em segurança através dos backups em tempo real armazenados nas nuvens (servidores).

3 – Rotina de Coleta de Dados

Este é um erro muito comum no dia a dia na produção de gados bovinos. Ao utilizar um sistema de gestão é necessário manter uma rotina de coleta de dados no campo. Para isso é necessário estabelecer uma periodicidade de coleta de dados para que possam transformar em informações estratégicas de tomadas de decisões. Manter uma rotina de coletados de dados é manter os resultados sempre atualizados para que mudanças necessárias possam ser realizadas a tempo com o mínimo custo possível.

  • Produção de Leite: manter a quantidade diária de coleta de dados relacionados a quantidade de litros de leite de cada animal irá proporcionar o monitoramento da produtividade individual, de modo a identificar quais são os animais mais improdutivos da produção.

Exemplo de coleta de dados produção de leite:

Fonte: Software Controle de Gado

  • Produção de Carne: manter a coleta de dados relacionados a pesagem de cada animal ou lote de forma periódica, irá proporcionar o monitoramento da produtividade de cada animal de modo a identificar quais são os animais que não apresentam uma melhor engorda.

Exemplo de coleta de dados da pesagem animal:

Fonte: Software Controle de Gado

4 – Alinhamento dos Funcionários

Os funcionários são um pilar fundamenta em qualquer negócio, principalmente se tratando de pecuária. Funcionários alindados com o propósito, metas e objetivos do negócio, tendem a manter a produção de acordo com a tomada de decisão. Um erro bastante comum na gestão é não manter os funcionários alinhados com as suas funções a serem desempenhadas. Isso faz com que as obrigações diárias não sejam realizadas de forma eficiente. Com a utilização da tecnologia, esse problema é ainda maior na coleta de dados no campo. Ao inserir um dado incorreto do campo, os resultados apresentados no software não serão reais segundo a produção. O impacto deste erro irá afetar nos relatórios financeiros e também na avaliação dos manejos. Para evitarmos problemas assim, defina as funções de cada funcionário e principalmente o responsável ou responsáveis pela coleta de dados de cada setor da produção.

Dica: o quadro 5s pode facilitar a sua gestão no dia a dia de modo a avaliar a operação de cada setor da operação. Lembrando que os conceitos podem ser alterados de acordo com as necessidades da propriedade. Manter este quadro próximo a sua gestão irá reduzir ainda mais os erros diários. Veja o exemplo:

5 – Não acompanhamento dos resultados

Gerir uma empresa rural, independente do tamanho, exige do empreendedor a execução de inúmeros aspectos estratégicos. Dentre eles, monitorar e analisar os resultados de modo a priorizar a saúde financeira da produção.

Um erro bastante comum que ocorre na produção de gados bovinos é o esquecimento por parte dos pecuaristas de acompanhar os resultados dos relatórios. Ao acompanhar os relatórios, o pecuarista passa a ter a visão de todo o processo de produção, de modo a avaliar a qualidade da sua produção. Acompanhar os resultados é manter a informação do seu negócio na palma da sua mão. 

6 – Controle do estoque

A falta de controle do estoque também é um erro muito comum por parte dos gestores rurais. Através do controle de estoque, o gestor ou administrador da produção saberá o momento certo que precisa contatar o fornecedor novamente, além de obter informações úteis em relação a quantidade de entrada e saídas de produtos. Realizar o controle de estoque é manter a área financeira informada sobre as necessidades de curto, médio e longo prazo, de modo a equilibrar o dinheiro em caixa. O controle de estoque permite:

  • Reduzir perda de medicamentos e produtos por deterioração ou obsolescência.
  • Controle do fluxo de caixa da propriedade rural.
  • Economia em relação a compra de materiais com preços competitivos de mercado.

7 – Escolhendo os softwares de gestão

Este erro está muito ligado ao item 2: Segurança de dados. Muitas das vezes o pecuarista opta por softwares de gestão que são instalados no computador através de CD ROM. Nesta escolha, o pecuarista está buscando economizar, mas no final das contas está tendo custos ainda mais elevados. Estes softwares de gestão são limitados pois na sua grande maioria só podem ser acessados apenas de um computador. Também não podem ser acessados de qualquer lugar do mundo, pois não tem acesso com a internet. Lembrando que estamos vivendo na era da internet e da tecnologia, pois isso optar por um software antigo irá prejudicar a eficiência na gestão.

Conclusão

Ao se atentar aos erros mais comuns que trouxemos hoje no Blog Controle de Gado, você pecuarista poderá tomar várias precauções para evitar que aconteçam na sua produção. Os 7 erros mais comuns afetam diretamente os resultados operacionais e financeiros, de modo a impactar nos lucros. Seguindo estes passos corretamente, é possível evitar problemas futuros na produção do seu rebanho.

E qual é o seu erro mais comum na sua produção? Deixe nos comentários para que possamos te ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *