Empreendedorismo na Pecuária

Olá amigos pecuaristas,

No post de hoje gostaria de falar com você sobre o tema empreendedorismo na pecuária. Este é um assunto bastante pesquisado na internet nestes últimos anos. E nós do Blog Controle de Gado não poderíamos deixar passar em branco.

O que você vai encontrar neste post:

  1. Afinal de contas o que é o empreendedorismo?
  2. Empreendedorismo e Economia
  3. Mercado em Foco
  4. Quem é o Empreendedor?
  5. Características de um Empreendedor
  6. Empreendedorismo na Pecuária
  7. Empreendedorismo na Pecuária
  8. Papel e Caneta na Mão
  9. Avalie o seu Investimento
  10. O empreendedor no dia a dia de trabalho
  11. O empreendedor não é aquele faz tudo sozinho
  12. Hora de Executar
  13. Conteúdo Extra


Então vamos de post…

Afinal de contas o que é o empreendedorismo?

No cenário atual de mercado, muito se houve sobre a palavra empreendedorismo em canais de televisão, internet e rodas de conversas entre produtores. Segundo o site “Inovação.Usp”: “empreendedorismo deriva da palavra francesa entrepreneur, que significa, entre outras coisas, uma pessoa que assume”. A partir daqui, podemos ter uma certa compreensão sobre o que se refere este conceito que vamos explicar no Blog Controle de Gado.

Empreendedorismo é a capacidade de planejar, idealizar e realizar projetos em qualquer atividade de mercado. Pode ser visto também como a habilidade de criar, de implementar mudanças, inovações e melhorias em uma atividade. O termo empreendedorismo está interligado com os conceitos de inovações tecnológicas e empresas. Na pecuária, não poderia ser diferente e por isso vamos aprofundar mais sobre o assunto.

Empreendedorismo e Economia

O empreendedorismo faz junção com o processo de desenvolvimento econômico de um país. Você deve estar se perguntando qual a relação do empreendedorismo e o desenvolvimento do país. A relação se faz com as pessoas que são empreendedoras, pois elas arriscam e investem todo o seu conhecimento para buscar novas soluções aos problemas existentes de mercado. Esses indivíduos com as suas ideias inovadoras geram novas oportunidades de trabalho que resultam na diminuição dos índices de desemprego no país.

Mercado em Foco

Como diz aquela famosa propaganda que passa na Tv aberta: “O agro é pop. O agro é tudo”. É exatamente isso! O mercado do agronegócio é muito importante para o desenvolvimento do mercado brasileiro. Aproximadamente um terço do PIB é originado das atividades que envolvem o agronegócio. Como este mercado em constante crescimento, você pecuarista começa a enxergar a importância do empreendedorismo para o seu negócio, não é mesmo? A economia brasileira está expandindo e abrindo espaço para que o empreendedorismo avance e gere lucros com a demanda da produção de carne e leite. Então hora de colocar a mão na massa!

Quem é o Empreendedor?

Essa é uma pergunta que você pode estar se fazendo no momento em que lê a nossa publicação no Blog Controle de Gado. Saiba que essa é uma pergunta muito comum no cenário de mercado e que vêm sendo bastante debatido pelos pecuaristas devido ao impacto que o empreendedorismo vem causando na economia brasileira. O empreendedor é a pessoa responsável por colocar as ideias em ação. Através de uma ideia ou solução de um problema, o empreendedor é capaz de criar novas maneiras de negócio. Ser empreendedor é agir para tirar a sua ideia do papel e colocar na prática. Empreendedor é aquele que batalha para que os seus sonhos possam se tornar realidade e para isso é capaz de identificar oportunidades e transformá-las em um negócio que gere sustentabilidade. O indivíduo que busca o caminho do empreendedorismo sabe que é preciso colocar a mão na massa e dedicar todo o seu tempo para que o seu negócio se concretize. Para isso é preciso traçar metas e objetivos para começar a agir e assim tirar as ideias do papel e coloca-las em prática.

Características de um Perfil Empreendedor

Vamos apresentar as características do perfil de uma pessoa empreendedora para que você possa reconhecer as suas habilidades na produção de gados bovinos.

  1. Constância nos estudos: um empreendedor precisa adquirir novos conhecimentos. Portanto é preciso estudar de forma constante e buscar sempre pela atualização do processo produtivo. Ser curioso aqui é um fator preponderante para buscar conhecimento e continuar estudando.
  • Não desistir: não desistir é o primeiro passo para ser um empreendedor. Você conhece alguém que nunca errou e é bem sucedido? Acredito que não exista essa pessoa. Então tenha em mente que errar faz parte do jogo e você não poderá desistir nos primeiros erros. Então persistência é a palavra chave para manter no negócio.
  • Buscar oportunidades: empreendedor é aquele que está sempre com um “olho no peixe e outro no gado” e não vai deixar escapar nenhuma oportunidade que possa virar um novo negócio.
  •  Comprometimento: empreendedor é aquele que está “agarrado” com o seu negócio e que não abre mão do seu sonho. O comprometimento tem que andar lado a lado para aqueles que almejam o sucesso em suas escolhas. Empreendedor é ser o seu próprio patrão. Isso significa que muitas das vezes você vai ser o primeiro a entrar e o último a sair da propriedade.
  • Arriscar: sabemos que para conduzir um negócio é preciso correr riscos. Com o empreendedorismo não é diferente! É preciso correr riscos para que o seu negócio saia do papel. Mas aqui vale lembrar que correr riscos não é sinônimo de irresponsabilidade, muito pelo contrário. Correr riscos é planejar e tomar as decisões mais assertivas de modo a avaliar os riscos que possam surgir no meio do caminho.
  • Tomar iniciativas: o perfil empreendedor é aquele que toma inciativas e vai atrás para fazer acontecer. Proatividade aqui é a força motriz para conseguir alcançar os objetivos.
  • Comunicação: o empreendedor é aquele que tem uma comunicação eficiente com todos que estão em sua volta. Saber compreender as necessidades dos funcionários é uma característica de um bom empreendedor. Sabemos que os funcionários conhecem todo o processo produtivo e ninguém sabe melhor que eles quais são os pontos mais problemáticos do seu negócio. Seja um bom ouvinte e saiba comunicar de forma a trazer uma boa relação com os demais.
  • Errar e Aprender: ser empreendedor é aprender com os erros e partir para a solução.

Empreendedorismo na Pecuária

Como já abordamos acima, há um crescimento para o empreendedorismo no setor primário da economia brasileira e que está cada vez mais latente nas famílias rurais e principalmente nos jovens pecuaristas. O crescimento do empreendedorismo está impactando de forma positiva o pequeno, médio e grande produtor de bovinos. É interessante esclarecer que o empreendedorismo não necessita de “criar a roda novamente”. Ser empreendedor é ter a capacidade de gerir as atividades produtivas de forma a buscar por alternativas que visem o desenvolvimento da produção. Para isso, empreender é buscar novas soluções para um problema corrente. Por exemplo: com a expansão do acesso a celulares, o produtor passou a utilizar o mesmo como uma ferramenta de trabalho. O que era utilizado apenas para ligações, hoje é um usado como um item essencial para a tomada de decisões. Os pecuaristas hoje fazem uso de celulares para poder acompanhar o desenvolvimento da sua produção. Com este, o mesmo consegue monitorar os índices voltados para o manejo sanitário, identificação de animais, análises financeiras entre outros. A praticidade do uso do celular é empreendedorismo. Os pecuaristas que fazem o uso do mesmo saem na frente daqueles que ainda utilizam de métodos mais arcaicos como anotações em cadernetas.

A tecnologia anda lado a lado com o empreendedorismo. É através dessa que muitas soluções vêm sendo criadas para o setor pecuário. Hoje encontramos a Pecuária 4.0 que faz uso de drones para realizar o monitoramento das cabeças de gado bovinos. Antigamente, pensar em robôs sobrevoando sobre as cabeças de gado era algo totalmente absurdo. Hoje é uma realidade.

Há também outros desenvolvimentos do empreendedorismo que visam a mudança do modo de produção e que não restringe apenas a implantação de tecnologias, sendo amplo o campo de desenvolvimento. É comum hoje encontrarmos propriedades que são autossustentáveis em toda a sua cadeia produtiva, que vai desde a compra de animais até a produção de plantações de cultivos como forma de nutrição para o gado bovino. Este é um exemplo interessante, pois coloca sobre o domínio do pecuarista variáveis que estavam na mão de mercado. Com essa possibilidade de produção autossustentável, o pecuarista tem mais controle sobre toda a produção.

Como você pode perceber, o empreendedorismo está ligado a uma atitude por parte do pecuarista em relação ao seu negócio. Por isso, não existe um único caminho para o empreendedorismo na prática, mas há vários caminhos para serem percorridos, pois cada produção tem as suas necessidades de acordo com a gestão a ser adotada.

O intuito do empreendedorismo é valorizar as competências do indivíduo. Cada pessoa possui um conhecimento sobre aquilo que faz e é nessa tecla que o empreendedorismo busca aperfeiçoar cada vez mais. Com as habilidades aperfeiçoadas, o pecuarista irá ter o domínio sobre quais competências serão necessárias para criar, abrir e gerir um negócio. Resultados positivos para o empreendedorismo vai desde a geração financeira estável/crescente até ao desenvolvimento da capacidade criativa de cada empreendedor. Por isso ter dinheiro não é sinônimo de empreendedorismo. O empreendedor vai ser aquele que vai utilizar o dinheiro como meio, e não apenas como um fim. Aqui compreendemos o quanto as habilidades criativas é um fator decisivo para o desenvolvimento da produção. Por isso, foque nas características que faz de uma pessoa um empreendedor.

Papel e caneta na mão

Até o momento você pode estar pensando: “Está bom, já entendi o que é ser empreendedor, mas não sei por onde começar e preciso de ajuda para iniciar o meu negócio”. Pensando nisso, vamos citar algumas empresas que você pode procurar para obter mais informações e até mesmo realizar cursos que vão te levar a prática. Abaixo segue algumas empresas que disponibilizam cursos, consultorias e também projetos de financiamentos oferecidos pelo Governo para estimular o empreendedorismo:

Avalie o seu Investimento

Se você pecuarista pretende ampliar a sua produção, mas está com um pouco de receio sobre o futuro, temos algumas dicas para você realizar a sua avalição antes de começar a empreender. Ter um foco ou propósito é muito importante para empreender uma nova atividade dado que hoje existem muitas opções de mercado que prometem o crescimento de curto prazo da sua produção de bovinos. Para que você possa avaliar se deve empreender na sua ideia que está no papel, segue algumas dicas de pesquisas para coletar informações que

vão ajudar na sua tomada de decisão:

  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
  •  Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
  •  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 

Estes órgãos oficiais do governo são de grande importância para avaliar o seu projeto empreendedor, pois os mesmos possuem inúmeras informações de mercado que irão auxiliar no entendimento das expectativas futuras de negócio. É nesse momento que você pecuarista irá avaliar se o seu projeto empreendedor sai ou não sai do papel.

O empreendedor no dia a dia de trabalho

O pecuarista no seu dia a dia tem que lidar com muito trabalho para que a sua produção consiga obter ótimos resultados. Agora que você conhece mais sobre o empreendedorismo, já pode se considerar um pecuarista empreendedor. Agora, você terá mais trabalho pela frente. Mas não se preocupe, o planejamento existe para facilitar e auxiliar os projetos empreendedores. Para isso, você terá que combinar os recursos, materiais e outros ativos da sua produção para tornar o valor maior do que antes e principalmente introduzir inovações para a maximização dos resultados. Sabe aqueles procedimentos de manejo que foram repassados de pai para filho? Está na hora de aposenta-los. Agora é a hora de buscar por procedimentos testados e comprovados por estudos técnicos científicos como por exemplo: os estudos realizado pela Embrapa. Esta é uma empresa pública brasileira que investe muito em pesquisas e sempre estão com novidades no mercado agropecuário. Caso você não os segue, dá um pulinho no portal da Embrapa: http://www.embrapa.br/

Agora, mãos à obra.

O empreendedor não é aquele faz tudo sozinho

Este é um ponto muito importante o qual precisamos reforçar com você pecuarista. O empreendedorismo é capaz de mudar a vida daqueles que buscam uma melhor qualidade de vida e uma produção que se torne sustentável em toda a sua cadeia produtiva. Você pecuarista já pode estar pensando que agora que reconheceu como um empreendedor já pode realizar todas as tarefas sozinho, não é mesmo? Então a resposta é não. Infelizmente ou felizmente não podemos fazer tudo sozinho. Precisamos da colaboração de todos que fazem parte do dia a dia na produção. O empreendedor de sucesso será aquele que conseguir manter uma boa relação com os seus funcionários. Para isso é preciso ter muito jogo de cintura. É necessário ensinar e aprender com os funcionários. Lembre-se que eles também fazem parte do dia a dia e tem muita informação prática para ajudar na resolução do surgimento de problemas que surgirem na produção. Dividir o trabalho é a melhor maneira para obter uma produção de sucesso.

Hora de Executar

Se você chegou até aqui é porque já se considera um empreendedor. Então este é o melhor momento para colocar tudo em prática. Comece avaliando do zero toda a sua cadeia produtiva. Faça as mudanças que são precisas para que possa obter os melhores resultados. Deixe de lado aquele antigo manejo arcaico. Converse com os seus funcionários e perceba quais são os problemas mais comuns do dia a dia. Traga soluções e os coloque em prática. Faça uso de ferramentas de gestão para monitorar os resultados que foram obtidos após as mudanças realizadas. Veja quais sãos animais que estão no momento de vender e quais já não estão mais produzindo a quantidade de leite ou carne ideal nos últimos anos. A sua produção é a sua renda de vida. É através dela que você poderá continuar empreendendo novos projetos.

Mão na massa!

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. Ficou com alguma dúvida ou quer contar uma experiência? Fique à vontade. Estamos aqui para ouvi-lo e trocar ideias.

Conteúdo Extra

Se você gostou do assunto que abordamos e quer saber ainda mais sobre o empreendedorismo, vamos deixar abaixo alguns sites para acessar:

  • Esse artigo da KLFF irá trazer algumas histórias de jovens empreendedores no Brasil:

http://portalklff.com.br/publicacao/pecuaria-abraca-jovens-empreendedores-1295

  • Essa publicação do Sebrae traz algumas informações da sua atuação no mercado produtor de carne e leite:

http://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/segmentos/pecuaria/como-o-sebrae-atua,5ddee8386cd06510VgnVCM1000004c00210aRCRD#:~:text=Desses%2C%20159%2C1%20milh%C3%B5es%20s%C3%A3o,empresariais%20de%20um%20neg%C3%B3cio%20rural.

  • Essa reportagem do Diário TV traz a história de um empreendedor de 18 anos na pecuária:

1 comentário em “Empreendedorismo na Pecuária”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *