A escolha do melhor tipo de ordenha – manual, mecânica ou robotizada – depende de vários fatores, como o tamanho do rebanho, recursos disponíveis, mão de obra, objetivos do produtor e bem-estar dos animais. O mais importante é garantir que o sistema escolhido atenda às suas necessidades. Mas você sabe quais são as vantagens e desvantagens de cada um desses sistemas? Descubra com a gente neste post!
Ordenha manual: Esse é o método tradicional, onde a ordenha é realizada pelos seus funcionários. Geralmente, é utilizado em pequenas propriedades ou quando não há recursos para sistemas mais avançados. Neste modelo, o custo inicial é mais baixo, e a simplicidade do equipamento permite maior contato direto com os animais. Por outro lado, é mais demorado e requer mão de obra intensiva, pode ser cansativo para os ordenhadores, e a produtividade é limitada.
Ordenha mecânica: Nesse sistema, as vacas são ordenhadas usando máquinas de ordenha que automatizam o processo. A grande vantagem é a maior eficiência e velocidade em comparação com a ordenha manual, redução da carga de trabalho, possibilita ordenhar mais animais em menos tempo. Porém, requer um investimento inicial significativo em equipamentos, manutenção e energia, além de que a mão de obra para operação e manutenção deve ser qualificada.
Ordenha robotizada: Por fim, a ordenha robótica envolve a automatização completa do processo de ordenha, onde robôs especiais realizam a tarefa de forma autônoma. Geralmente, é utilizado em propriedades maiores e tecnologicamente avançadas. Com alta eficiência e flexibilidade,os robôs podem ordenhar os animais de forma individualizada, reduzindo o estresse nos animais, fora que também há maior facilidade em monitorar a saúde das vacas e coletar dados de produção. No entanto, nem tudo são flores, o custo inicial é muito alto, há necessidade de manutenção avançada e a demanda de conhecimentos técnicos especializados para operar e resolver problemas técnicos.
E como a gente, do CG, te ajuda nesse processo?
O Controle de Gado é seu grande aliado na escolha do melhor tipo de ordenha, especialmente porque ele te dá todas as informações e dados para você tomar suas decisões de forma mais informada, confiante e com segurança.
O software te dá a chance de ter um registro detalhado do rebanho, incluindo informações sobre a produção de leite, saúde das vacas e seus custos operacionais. Assim, você pode ter uma visão mais clara do desempenho do seu rebanho e das necessidades específicas.
Ao registrar informações sobre a produção de leite, comportamento alimentar, saúde reprodutiva e outras métricas relevantes, você pode avaliar como cada sistema de ordenha impacta o bem-estar das vacas e tomar decisões com base nesses dados. Sem contar que o CG pode analisar todos os dados coletados e gerar relatórios sobre a eficiência e a produtividade, mais uma carta na sua manga para comparar o desempenho dos sistemas e identificar quais são mais adequados para a propriedade em termos de custos, produtividade e bem-estar animal.
Viu só que as suas escolhas não precisam ser às cegas e contando com a sorte?
Conte com CG para te dar muito mais segurança, credibilidade e rentabilidade às suas decisões, ao seu negócio, ao seu sucesso.