Agro 4.0: o que a tecnologia tem de novo para o seu negócio?

Big Data, softwares, métricas, gestão de precisão – Você, pecuarista, sabe o que cada um desses termos significa para o futuro da sua fazenda?

Se ainda não sabe, nós vamos te explicar!

Big Data é um termo que se refere a conjuntos de dados muito grandes e complexos, que são difíceis de serem processados, analisados e gerenciados pelos meios tradicionais, por isso, o Big Data é processado por tecnologias avançadas, como sistemas distribuídos, armazenamento em nuvem, processamento em tempo real, aprendizado de máquina e inteligência artificial.  Esses dados são geralmente gerados em alta velocidade, variedade e volume, de diferentes fontes, como redes sociais, sensores, transações de negócios, dispositivos móveis, entre outros.

 E como isso pode te ajudar na sua fazenda?

Algumas das formas como o big data pode ser utilizado na agropecuária incluem:

Monitoramento das condições climáticas: a análise de grandes volumes de dados meteorológicos pode ajudar a prever o clima com maior precisão, permitindo que  decisões informadas sobre quando plantar, irrigar ou colher sejam menos intuitivas e arriscadas e bem mais precisas e embasadas, É mais segurança para o seu negócio.

Monitoramento do solo: dados sobre a qualidade do solo, pH, nutrientes, após análise, te ajudam a determinar a melhor época para plantio, o tipo de cultura a ser plantada, a quantidade de fertilizante a ser aplicada, entre outros. Tudo isso de maneira mais rápida, é um compilado dessas informações, minimizando os desperdícios.

Monitoramento da saúde dos animais: aqui, o Big Data te permite  identificar precocemente doenças, o que agiliza intervenções, tornando o manejo mais eficaz e reduzindo a mortalidade.

Controle de pragas: os dados sobre a presença de pragas possibilitam que você identifique o melhor momento para aplicar pesticidas, bem como escolha o tipo de pesticida mais adequado, evitando as perdas e potencializando os lucros.

Previsão de demanda: examinando o comportamento do mercado, podem-se fazer previsões sobre a demanda por produtos agrícolas, oq ue significa um melhor planejamento da sua produção, aumentando a eficiência.

E a chamada gestão de precisão? 

Também conhecida como agricultura de precisão, é uma abordagem que utiliza tecnologias avançadas para maximizar a eficiência e a produtividade da produção agrícola. A gestão de precisão envolve o uso de tecnologias como sensores, GPS, drones, satélites, softwares de análise de dados e outros dispositivos eletrônicos para coletar informações em tempo real sobre as condições do solo, do clima e do crescimento das plantas. Tudo isso é processado para identificar padrões e tendências. Ou seja, então você é mais um aliado para a otimização do uso de insumos, redução de desperdício, aumento da eficiência de processos como irrigação, entre outras práticas.

Por fim, o “gran finale” : os softwares de gestão como o Controle de Gado (CG).

O CG é o maior parceiro na  implementação de tecnologia no seu negócio, afinal, é onde você pode inserir todos os dados da sua fazenda, desde informações sobre a saúde dos seus animais e seu manejo até os níveis do seu estoque. Seus dados ficam armazenados em nuvem, de modo seguro e fácil de acessar. Os backups permitem que você esteja sempre atualizado, e ainda mais: seu veterinário tem acesso a tudo isso, o que permite o cuidado integral de sua fazenda. Além disso, temos os relatórios, graficos e dados organizados, o que significa um melhor planejamento do seu negócio. Afinal, sucesso não é sorte, é estratégia.

E aí? Já conhecia esses termos? Já utiliza esses recursos no seu negócio? 

Ficou alguma dúvida sobre o CG? Fale com um dos nossos atendentes! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *