Nas últimas matérias, temos visto que tanto a raça do seu rebanho como a forragem do seu pasto são escolhas importantes para que tudo esteja bem adequado às condições da sua propriedade. E hoje queremos avançar ainda mais rumo ao seu máximo aproveitamento.
Como vimos, um item essencial na cadeia produtiva da sua fazenda é o aporte nutricional do rebanho, por isso um bom manejo do pasto deve ser prioridade.
Sabemos que as folhas jovens e brotos são a pedida preferida dos animais, principalmente pela sua maciez e coloração. Além do mais, as folhas mais velhas são rejeitadas quando amareladas e dobradas, sem dizer que, quanto mais madura for a forragem, mais fibrosa e menos nutritiva ela é. São muitos detalhes para se considerar, não é verdade?
Aqui entra o pulo do gato: o rodízio de pastagem.
No sistema de pastejo rotacionado, a divisão das áreas em piquetes submetidos a períodos alternados de pastejo e de descanso faz com que o aproveitamento seja muito melhor.
Mas você sabe quais as vantagens dessa técnica?
Muito interessante por proporcionar nutrição adequada durante o ano todo, esse sistema tem como prioridade a sobrevivência da forrageira e seu bom desenvolvimento. Assim, podemos evitar que os animais tenham acesso apenas a pasto envelhecido ou danificado por pisoteio. Para isso, faz parte da técnica saber a hora certa para a rotação de modo que se garantam os maiores benefícios.
E ainda vale destacar que o rodízio permite maior rentabilidade para sua fazenda, uma vez que os seus animais irão se alimentar do pasto quando ele tiver o máximo de nutrientes que puder oferecer. Utilizando um bom controle de manejo dos animais, sabendo quais devem utilizar quais áreas pré-definidas, você também ganha maior produtividade por hectare.
Em um sistema de alta eficiência, outro detalhe logístico importante é observar o espaço dos cochos para a suplementação mineral e de bebedouro disponível por animal, tudo para que não haja redução do desempenho dos seus animais, evitando falta de minerais essenciais e competição por água, por exemplo.
Resumindo, quais são as vantagens do rodízio de pasto?
– A forragem consegue se recuperar do pastejo e do pisoteio;
– Alimento nutritivo fornecido regularmente durante todo o ano;
– Aumento do rendimento da forrageira por unidade de área;
– Redução da degradação da pastagem;
– Conservação da fertilidade do solo;
– Controle da qualidade e quantidade de pasto;
– Controle das plantas invasoras, já que, por si só, o pasto vai ter melhores condições de se desenvolver.
E qual o momento ideal para fazer o rodízio de pastagem?
O período de ocupação de cada piquete varia conforme a espécie de capim utilizado, por isso, vale a pena conferir a altura correta e indicada para a sua propriedade.
Como o Controle de Gado (CG) pode me ajudar no pastejo rotacionado?
Com o Controle de Gado, você terá um melhor monitoramento do manejo dos seus animais, bem como acompanhar seu desempenho. Ou seja, o CG te possibilita um comparativo entre a produtividade dos pastos, o que melhora sua capacidade de decisões administrativas. Um parâmetro que pode ser acompanhado é o ganho de peso, por exemplo, isso sem contar com os relatórios de saúde completos que o sistema fornece a partir da alimentação com dados. Tudo de forma simples, acessível e eficaz, com a segurança de backup em nuvem e muito mais facilidade na sua gestão.
E você? Já utilizava essa técnica? Conte para a gente!
Ficou alguma dúvida sobre o CG? Fale com um dos nossos atendentes!